sábado, 12 de novembro de 2011

Bolo de Abacaxi com Coco


Ontem foi aniversário do meu pirralhinho, meu irmão Rodrigo. Apesar de chamá-lo desde sempre como pirralho, meu irmão fez 17 anos ontem! E de presente, fiz esse bolo pra ele. 
Mas que orgulho me deu o resultado final! O melhor bolo que eu já fiz! Acho que finalmente, “peguei a mão”! O bolo ficou fofinho, molhadinho, e com um recheio perfeito.  E eu ainda descobri dois pulos do gato na hora de preparar a receita de qualquer bolo. Acho que foi a descoberta culinária do ano! Hahahaha, veja mais aí embaixo!
Beijooo, bom fim de semana pra todo mundo!

Desconsiderem o chantilly derretendo completamente.. :/ Estava muito quente no dia, e esses chantillys de caixinha não têm uma consistência tão boa quanto os preparados em casa.




Receita de bolo de abacaxi com coco

Ingredientes da massa do bolo
3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
3 ovos
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de fermento

Modo de preparo da massa
Bata os ovos e o açúcar na batedeira de 5 a 10 min. Leve ao fogo o leite e a margarina apenas tempo suficiente para a margarina derreter. Com a batedeira desligada, acrescente de uma vez a farinha de trigo, o fermento e o leite com a margarina. Bata na batedeira na velocidade mínima por aproximadamente 10s, apenas para tornar a massa homogênea. Despeje a massa em uma forma média untada e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos.
Corte os aros do bolo e reserve. Eu cortei 3 aros.

PULO DO GATO 1: não unte a forma nas laterais, pois assim o bolo irá crescer reto.
PULO DO GATO 2: quando retirar o bolo do forno, deixe a forma cair a uma altura de cerca de 30cm do balcão da cozinha. Com esse procedimento o seu bolo não irá murchar.
Esses pulos do gato realmente dão certo! Foi a minha grande descoberta desse ano! Hahahahhaha

Ingredientes para o recheio de abacaxi e a calda para molhar o bolo
Meio abacaxi cortado em cubinhos (despreze a parte central mais dura)
2 colheres (sopa) cheias de açúcar
2 copos americanos de água aproximadamente

Modo de preparo do recheio de abacaxi e da calda
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Deixe iniciar fervura e conte uns 2 minutos. Não ferva demais para que o abacaxi não fique com gosto de cozido. Coe oabacaxi e reserve o abacaxi e a calda separados.

Ingredientes para o creme
1 lata de leite condensado
2 latas de leite (mesma medida da lata de leite condensado)
3 gemas
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha (opcional)

Modo de preparo do creme
Leve todos os ingredientes ao fogo mexendo sempre até engrossar. O ponto é quando ficar na consistência de um mingau mais grosso.

MONTAGEM DO BOLO
Coloque um dos aros do bolo na bandeja onde ele será servido. Regue-o com parte da calda de abacaxi. Coloque uma parte do creme por cima (eu ainda coloquei coco fresco ralado nessa parte). Coloque o segundo aro por cima e regue-o com a calda. Depois, coloque mais uma camada de creme e, por cima, coloque os pedaços de abacaxi. Então, coloque o último aro do bolo e regue-o com a calda.
Agora, chegou a parte da decoração. Eu usei uma caixinha de chantilyfleishman preparada conforme instruções da embalagem. Espalhei na parte de cima do bolo, alisando bem. Nas laterais utilizei o bico de confeiteiro, aplicando o chantily de baixo para cima. Para finalizar, povilhei coco fresco ralado (é muito melhor do que o de saquinho) por cima e enfeitei com pedaços de abacaxi.

3 comentários:

  1. VOU FAZER HOJE PARA O ANIVERSARIO DO MEU ESPOSO PARECE MUITO BOM,DEPOIS EU FALO COMO SAIU,BJSS

    ResponderExcluir
  2. adorei a receita vou fazer depois volto a comentar

    ResponderExcluir